O que é uma CAL de Windows Server?

Windows Server CAL

CAL ou Client Access License (Licença de Uso da Estação) não é um produto para ser instalado no servidor. É sim um documento legal, que dá ao usuário o direito de acessar os serviços do software do servidor.

CAL de acesso

Popularmente conhecida como CAL de Acesso, esta licença faz parte do conjunto de licenciamento do seu servidor Windows Server.

Atualmente conta-se o número de núcleos de seu servidor para verificar a quantidade necessária de licenças do servidor.

Descrição do Processador

CAL por Usuário e CAL por Dispositivo

Além da licença do servidor, você precisará fazer a contagem das CALs. USER ou DEVICE CALs são necessárias para o seu ambiente ficar regularizado. Assim, se você optar por DEVICE, basta realizar a contagem de dispositivos que acessam a rede, por exemplo: para 15 PCs são 15 CALs de Windows Server.

Device CAL

Já para o ambiente de CALs de USER, a licença é associada a um determinado usuário. Este pode acessar o servidor ou serviço nele hospedado, de qualquer dispositivo. Por exemplo: para uma empresa com 25 PCs, 10 notebooks, 7 SmartPhones e 25 funcionários, são necessárias 25 CALs de User.

User CAL

  • Qual é a diferença entre uma Windows Server CAL e uma CAL de Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS CAL, antiga TS)?  Uma Windows Server CAL é necessária quando um usuário ou dispositivo acessa direta ou indiretamente um servidor Windows. Além disso, se o usuário ou dispositivo estiver acessando ou usando a funcionalidade de serviços de terminal do Windows Server, uma RDS CAL também é necessária.

Ainda com dúvidas?

Achou complicado? Sem tempo para detalhes? Dúvidas quanto ao número de servidores, edição, versão, ao ambiente virtualizado ou precisa de ajuda para ao seu cenário?

Fale conosco agora

Veja mais detalhes técnicos sobre o licenciamento do Windows Server 2016 neste link do TechNet, no post do Eduardo Popovici.

Alexandre Cavalcanti

Especialista em Tecnologia da Informação, SaaS e Nuvem. Entusiasta de atividades comunitárias locais, escotismo, meio ambiente, história e filosofia.