Microsoft Educação, percepções no Brasil durante a pandemia e dicas de links

Microsoft 365 for Education

A plataforma Microsoft Educação ou Microsoft for Education possui diversos aplicativos e recursos para as Instituições de Ensino mas, a cima de tudo eles proporcionam produtividade em atividades EaD.

Microsoft Educação

A intenção de compartilhar estes links surgiu, em primeiro lugar, após acompanhar postagens no Facebook e em segundo, via conversas com amigos e familiares sobre as dificuldades das escolas, alunos e pais com as aulas online. Percebemos que algumas escolas conseguiram rapidamente mudar o modelo presencial para o EaD mas outras adotaram a suspensão total de aulas devido a pandemia COVID-19.

Como é do meu dia a dia, não pude deixar de observar a situação dessas instituições. Algumas, certamente por a falta de preparo, e que já possuíam plataformas Microsoft Educação – Office 365 ou Google for Education – G Suite não conseguiram fazer uso dessas ferramentas para amenizar os problemas enfrentados.

Lembro de anúncios com badalação sobre investimentos em serviços de implantação e em “consultorias de tecnologia educacional” que, posteriormente, foram esquecidos e hoje temos até cursos das áreas de Ciência, Tecnologia e Matemática totalmente parados, sem uma tarefa sequer via EaD.

Quando li que professores reclamavam que não foram preparados e/ou não sabem utilizar as ferramentas digitais da Microsoft ou Google para dar aula online lembrei do meu tempo de estudante da PUC-RS. Foi quando a universidade, em conjunto com a IBM, disponibilizou os 1o laboratórios de informática. Mas muitos professores não sabiam o que fazer com um editor de texto e uma planilha eletrônica em suas aulas.

Observações durante a pandemia Covid-19

Escolas municipais de uma prefeitura de Capital investiram nos últimos anos em:

  1. treinamento em uma plataforma educacional;
  2. contratou diversos professores e monitores de informática;
  3. equipou todas as escolas municipais com laboratórios de informática.

Mas estão com tudo fechado, sem uso, simplesmente não conseguiram se articular, via a tecnologia já adquiria, para dar uma aula online. Como resultado, a solução encontrada pelas professoras foi criarem grupos no WhatsApp com os pais. Elas compartilham links, fotos, áudios e imagens com tarefas para os aluninhos realizarem.

Em uma Universidade, o Conselho de Administração fez a sua 1a reunião online, ou seja, nunca haviam utilizado os recursos tecnológicos para tal! Em outra Universidade, a resistência de um professor em sair do modelo tradicional de dar aula presencial. Portanto, como exigir que tenham uma estratégia ou planejamento para EaD em seus Campi e Cursos de Graduação? Resultado: professores, alunos, softwares e hardware parados.

As Instituições de Ensino no Brasil terão que rever seus formatos de ensino aprendizagem. A quase 5 anos atrás, tanto Bill Gates neste vídeo quanto Barack Obama Tutorial de Tecnologias de aprendizado grátis – Tecnologias da Microsoft para a Educação – UDEMY

  • Zoom x Microsoft Teams no Parlamento Britânico – ZDNET
  • Microsoft Education Center – Microsoft Educação
  • Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica – Fundação Lemann
  • Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação – Fundação Lemann
  • Explorando os recursos educacionais da Khan Academy – Fundação Lemann
  • Coronavírus: soluções EaD para manter as aulas na sua IES – Delínea Educacional
  • Tecnologias para Educação Profissional – IFSC
  • USP – Canal YouTube
  • UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Canal Youtube
  • Será que Minecraft é o futuro da educação? – CIO
  • Tudo sobre: ensino a distância – Estadão
  • Na quarentena: a reinvenção do papel do professor no “ensino a distância forçado” – Podcast Estadão
  • Portanto, se precisar de ajuda com alguma dica ou orientação com o pacotes Microsoft Educação, Microsoft 365 e Office 365 for Education, conte conosco. Inclusive os gratuitos para ONGs e Escolas. Clique aqui e envie seu e-mail.

    Alexandre Cavalcanti

    Entusiasta de tecnologia, da democracia e da filosofia.