Microsoft Educação, percepções no Brasil durante a pandemia e dicas de links

Microsoft 365 for Education

A plataforma Microsoft Educação ou Microsoft for Education possui diversos aplicativos e recursos para as Instituições de Ensino mas, a cima de tudo eles proporcionam produtividade em atividades EaD.

Microsoft Educação

A intenção de compartilhar estes links surgiu, em primeiro lugar, após acompanhar postagens no Facebook e em segundo, via conversas com amigos e familiares sobre as dificuldades das escolas, alunos e pais com as aulas online. Percebemos que algumas escolas conseguiram rapidamente mudar o modelo presencial para o EaD mas outras adotaram a suspensão total de aulas devido a pandemia COVID-19.

Como é do meu dia a dia, não pude deixar de observar a situação dessas instituições. Algumas, certamente por a falta de preparo, e que já possuíam plataformas Microsoft Educação – Office 365 ou Google for Education – G Suite não conseguiram fazer uso dessas ferramentas para amenizar os problemas enfrentados.

Lembro de anúncios com badalação sobre investimentos em serviços de implantação e em “consultorias de tecnologia educacional” que, posteriormente, foram esquecidos e hoje temos até cursos das áreas de Ciência, Tecnologia e Matemática totalmente parados, sem uma tarefa sequer via EaD.

Quando li que professores reclamavam que não foram preparados e/ou não sabem utilizar as ferramentas digitais da Microsoft ou Google para dar aula online lembrei do meu tempo de estudante da PUC-RS. Foi quando a universidade, em conjunto com a IBM, disponibilizou os 1o laboratórios de informática. Mas muitos professores não sabiam o que fazer com um editor de texto e uma planilha eletrônica em suas aulas.

Observações durante a pandemia Covid-19

Escolas municipais de uma prefeitura de Capital investiram nos últimos anos em:

  1. treinamento em uma plataforma educacional;
  2. contratou diversos professores e monitores de informática;
  3. equipou todas as escolas municipais com laboratórios de informática.

Mas estão com tudo fechado, sem uso, simplesmente não conseguiram se articular, via a tecnologia já adquiria, para dar uma aula online. Como resultado, a solução encontrada pelas professoras foi criarem grupos no WhatsApp com os pais. Elas compartilham links, fotos, áudios e imagens com tarefas para os aluninhos realizarem.

Em uma Universidade, o Conselho de Administração fez a sua 1a reunião online, ou seja, nunca haviam utilizado os recursos tecnológicos para tal! Em outra Universidade, a resistência de um professor em sair do modelo tradicional de dar aula presencial. Portanto, como exigir que tenham uma estratégia ou planejamento para EaD em seus Campi e Cursos de Graduação? Resultado: professores, alunos, softwares e hardware parados.

As Instituições de Ensino no Brasil terão que rever seus formatos de ensino aprendizagem. A quase 5 anos atrás, tanto Bill Gates neste vídeo quanto Barack Obama Dicas de links

Com base nestas observações, compartilho alguns Links que em algum momento usei para ajudar outros profissionais do setor acadêmico nos últimos dias:

  1. Tutorial de Tecnologias de aprendizado grátis – Tecnologias da Microsoft para a Educação – UDEMY
  2. Zoom x Microsoft Teams no Parlamento Britânico – ZDNET
  3. Microsoft Education Center – Microsoft Educação
  4. Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica – Fundação Lemann
  5. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação – Fundação Lemann
  6. Explorando os recursos educacionais da Khan Academy – Fundação Lemann
  7. Coronavírus: soluções EaD para manter as aulas na sua IES – Delínea Educacional
  8. Tecnologias para Educação Profissional – IFSC
  9. USP – Canal YouTube
  10. UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Canal Youtube
  11. Será que Minecraft é o futuro da educação? – CIO
  12. Tudo sobre: ensino a distância – Estadão
  13. Na quarentena: a reinvenção do papel do professor no “ensino a distância forçado” – Podcast Estadão

Portanto, se precisar de ajuda com alguma dica ou orientação com o pacotes Microsoft Educação, Microsoft 365 e Office 365 for Education, conte conosco. Inclusive os gratuitos para ONGs e Escolas. Clique aqui e envie seu e-mail.

Alexandre Cavalcanti

Olá, sou Analista de Sistemas com algum tempo de experiência na área, tenho trabalhado em empresas e projetos relevantes, aprendendo e ensinando, e assim adquirido conhecimentos valiosos. Neste blog, pretendo compartilhar minhas experiências, dicas, e insights. Espero que você encontre inspiração e informações úteis aqui. Fique à vontade para explorar os artigos e deixar seus comentários. Vamos aprender juntos!