Dataverse Microsoft: criar e executar Apps, fluxos e agentes inteligentes

Dataverse

Dataverse para inovar, criar e executar seus aplicativos, fluxos e agentes, além disso em uma plataforma de dados inteligente, segura e escalável com pouco código.

Common Data Service, o backbone sofisticado e seguro que alimenta o Dynamics 365 e o Power Platform, mudou de nome para Microsoft Dataverse . 

Ou seja, essa plataforma de dados de low code está mudando muito rápido a maneira como as empresas no Brasil criam aplicativos e inovam seus processos de negócios.

O que é o Microsoft Dataverse?

Em primeiro lugar, o Dataverse permite que você armazene, de forma segura, dados usados por aplicativos da sua empresa e da sua plataforma Microsoft 365.

Microsoft Dataverse

Em segundo lugar, os dados do Dataverse são alocados dentro de um conjunto de tabelas. Ou seja, uma tabela é um conjunto de linhas e colunas e cada coluna da tabela se destina a armazenar um certo tipo de dados; por exemplo, nome, idade, salário e assim por diante.

O Dataverse inclui um conjunto de base de tabelas padrão que cobrem cenários típicos, mas você também pode criar tabelas próprias de sua empresa e preenchê-las com dados usando o Power Query.

Para quem desenvolve aplicativos com Power Apps, da mesma forma pode criar recursos avançados usando esses dados. Para saber mais sobre Power Platform e Dataverse clique aqui.

Certamente importante, o Dataverse for Teams agora está disponível, juntamente com um pacote de ferramentas Microsoft Power Platform incorporadas, que tornam mais fácil criar aplicativos low code, para automação de processos e implantação de chatbots sem sair do Teams.

Problemas crescimento dos dados?

Entretanto, se a sua demanda crescer e você precisar de mais capacidade para armazenar, como por exemplo nos mostra esse alerta do Cento de Administração do Power Platform:

Sua organização excedeu a capacidade. Portanto, isso afetará algumas operações do ambiente. Gerenciar capacidade.

Dataverse: alerta de capacidade excedida

Se o problema for espaço, você deve verificar onde são os gargalos, se no BD, arquivos ou logs. Então, definir qual a melhor opção de compra para mais capacidade.

Capacidade do Baco de Dados
Capacidade de uso de arquivos
Capacidade de uso de logs

Microsoft Dataverse: licenciamento e assinatura

Neste caso, por exemplo, as opções para licenciar são de 1GB para Database, File ou Log:

Part Number MensalPart Number AnualProduto
AAD-51850AAD-51850-YCommon Data Service Database Capacity
AAD-51853AAD-51853-YCommon Data Service for Apps File Capacity
AAD-51856AAD-51856-YCommon Data Service for Apps Log Capacity

Mas se você ainda estiver com dúvidas sobre licenciamento, fale conosco: alexandre@aplicativosdigitais.com.br

Alexandre Cavalcanti

Especialista em Tecnologia da Informação, SaaS e Nuvem. Entusiasta de atividades comunitárias locais, escotismo, meio ambiente, história e filosofia.